Seleção da Espanha é campeã!

Pela primeira vez na história do futebol, a Espanha pode dizer que é Campeã da Copa do Mundo da África do Sul. Mas não foi nada fácil. A Fúria só conseguiu vencer a Holanda na final deste domingo (11), aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação. A partida terminou em 1 a 0, no estádio Soccer City, em Johanesburgo.

O gol do título foi do atleta Iniesta, que recebeu na direita e chutou forte para marcar o gol. Enquanto isso, a Holanda fica com a marca de eterno vice. Pois essa foi sua terceira final de Mundial (1974, diante da Alemanha; e 1978, contra a Argentina) em que perdeu o título.

Apesar de ter um dos campeonatos nacionais mais importantes do mundo, a Espanha vinha de decepções, mas surpreendeu com o futebol título da Eurocopa de 2008. Tanto que ela chegou como umas das favoritas nas África do Sul.

A Espanha está agora no grupo de campeões mundiais formado por Brasil, Itália, Alemanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra e França.

A partida

As duas finalistas abusaram das faltas e jogadas violentas. A Laranja Mecânica começou abusando das faltas, enquanto os espanhóis buscaram o ataque. Mesmo com menos iniciativa, a Holanda conseguia responder. E foi um festival de cartões amarelos. Nem se longe, os times lembravam o futebol bonito que desenvolveram na Copa. A partida não mudou depois do intervalo, com faltas fortes e pouca emoção.

Os espanhóis seguiram perigosos, inclusive com um cabeceio livre de Sergio Ramos, que passou por cima do travessão. Porém, as duas defesas voltaram a se acertar e seguraram o placar até o fim dos 90 minutos.

Com o jogo tenso, logo no início da prorrogação, os espanhóis pediram um pênalti em Xavi, mas o árbitro mandou a partida seguir. Pouco depois, Iniesta fez excelente passe para Fábregas chegar livre e bater, para observar defesa incrível de Stekelenburg.Em um lance, Jesus Navas finalizou na rede pelo lado de fora e até enganou parte da torcida, que gritou gol.

Para o segundo tempo da prorrogação, Vicente Del Bosque sacou David Villa e colocou Fernando Torres. A Laranja se complicou quando Heitinga foi expulso. Aos 11 minutos, veio o gol do título. Fábregas tocou na direita para Iniesta mandar para as redes e acabar com as esperanças da Laranja.

Festa da fúria!