A Europa já assegurou pelo menos um finalista da Copa do Mundo 2010: Alemanha ou Espanha. A vaga será decidida em uma reedição da final da UEFA Euro 2008. Naquela ocasião, a Fúria venceu com um gol de Fernando Torres. Dois anos depois, a situação é diferente, apesar de que continuam nos plantéis 19 jogadores que disputaram aquela final (oito alemães e 11 espanhóis).
Porém, mesmo mantendo metade do elenco, a seleção comandada por Vicente del Bosque não vem conseguindo repetir as atuações de dois anos atrás. Agora são os jovens comandados de Joachim Löw que encantam com um futebol que surpreendeu até mesmo o ex-capitão e ex-treinador Franz Beckenbauer. “A Alemanha nunca jogou desta maneira”, afirmou o Kaiser, possivelmente o maior jogador da história do país.
O jogo
Alemanha x Espanha, semifinal, Durban, quarta-feira, 7 de julho, 20h30 (15h30 em Brasília, 19h30 em Lisboa)
Com 13 gols, a Alemanha tem o ataque mais positivo da competição. No entanto, as estatísticas mostram que é a Espanha que mais cria chances e mais conclui. Se os números do futebol fossem uma ciência exata, estaria assegurada uma semifinal de tremer as bases. Neste caso, o jogo tem realmente tudo para ser histórico, já que a Alemanha chega em grande fase depois de golear sucessivamente duas ex-favoritas ao título: Inglaterra (4 a 1) e Argentina (4 a 0). Os germânicos também anotaram quatro gols contra a Austrália na fase de grupos e vêm demonstrando um futebol elegante e veloz, com contra-ataques fatais.
Por sua vez, a Espanha, que chega pela primeira vez às semifinais do torneio, ganhou as suas três últimas partidas por um gol de diferença e só mostrou lampejos do seu toque de bola refinado. Não se pode negar que os adversários usaram equipes muito defensivas que não deram espaço para a criatividade, mas parece estar faltando um pouco de brilho ao selecionado espanhol.
Mesmo assim, tudo indica que Vicente del Bosque seguirá confiando nos seus titulares, entre eles Fernando Torres, que ainda não conseguiu deixar a sua marca na África do Sul. Já Joachim Löw terá de encontrar substituto para Thomas Müller, uma das revelações do torneio. Ele tem como opções Piotr Trochowski, Marko Marin, Toni Kroos ou o brasileiro Cacau.
O duelo
Miroslav Klose x David Villa
O artilheiro da Copa do Mundo da FIFA 2010 está a um gol de se igualar a Raúl como o maior goleador da história da seleção espanhola. Villa marcou cinco dos seis gols da Fúria no torneio, o que deixa claro o quanto o setor ofensivo da Espanha depende dele. Já Klose está a apenas um gol de chegar a 15 e empatar com o brasileiro Ronaldo como o maior artilheiro da história do Mundial. Além disso, está a apenas um de Villa nesta edição do torneio.
O número
3 — Os confrontos entre as duas seleções pela Copa do Mundo da FIFA. Os alemães venceram por 2 a 1 em 1966 e em 1982. Em 1994, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
O que eles disseram
“Para mim a Espanha é favorita. É impressionante como joga como equipe. A Espanha não tem apenas um Messi; tem vários. Além disso, comete poucos erros, diferentemente de Inglaterra e Argentina. Vamos ter de obrigá-los a cometer erros.” Joachim Löw, técnico da Alemanha
“Não chegamos aqui para ficarmos em quarto. Vamos lutar contra a Alemanha para chegarmos à final, que é o nosso único objetivo. Já passamos da barreira das quartas de final, o que já é um marco histórico para o futebol espanhol. Mas sabemos que a partida com a Alemanha é a mais importante da nossa história, mais ainda que a final da Eurocopa na Áustria.” Iker Casillas, goleiro e capitão da Espanha
Fifa.com







0 comentários:
Postar um comentário