
Marca inédita de Isinbayeva completa 5 anos ainda longe de ser superada.
Há exatos cinco anos, Yelena Isinbayeva escrevia seu nome na história do atletismo mundial. Em 22 de julho de 2005, em Londres, a russa superou a barreira dos 5m no salto com vara e se tornou a primeira mulher a alcançar a altura na modalidade. Desde então, foram mais cinco recordes mundiais (chegou a 5,06m), todos creditados à bicampeã olímpica, que decidiu tirar um ano sabático após resultados ruins e só volta a competir em 2011. Com a ausência da musa do cenário internacional, não houve novas marcas, já que suas adversárias ainda falham em ultrapassar os 4,92m (da americana Jennifer Suhr). Por isso, o GLOBOESPORTE.COM decidiu perguntar: por que é tão difícil alcançar o número mágico dos 5m?
- O atleta precisa de determinação para não se acomodar. Às vezes, mesmo tendo talento, ela acaba não chegando ao seu máximo por achar que já está bom o que ela fez ou até mesmo achar que ser a melhor do país já é o suficiente. A parte psicologica é muito individual e não é fácil de ser trabalhada. Um atleta é diferente do outro mesmo fazendo o mesmo treino. O que muda é a forma como ele encara o treino, a competição e onde ele realmente quer chegar – disse o técnico de Fabiana Murer, Elson Miranda.
Na escala de evolução das marcas mundiais de salto com vara apenas três atletas estão próximas de Isinbayeva. A americana Jennifer Suhr foi a que chegou mais perto, com 4,92m. Já a compatriota da recordista, Svetlana Feofanova parou nos 4,88m. Campeã mundial indoor, a brasileira Fabiana Murer acaba de alcançar 4,85m. Mas Elson projeta que sua pupila possa chegar aos 4,90m ainda em 2010 e saltar os 5m no próximo ano, quando disputará o Mundial de Atletismo, na Coreia do Sul.
- Acredito que um bom trabalho seja melhorar a técnica junto com a condição fisica. É preciso ter paciência, já que não são todos que conseguem alcançar a marca dos 5m. É muito dificil fazer um bom resultado em uma grande competição como o Mundial, pois, pensando na disputa de medalhas, a atleta tem que saltar mais alturas para ir conquistando uma posição. Mas é possivel disputar uma medalha se a Fabiana saltar 5m na temporada do ano que vem – explicou Elson.
Fonte: Globo Esporte






0 comentários:
Postar um comentário