Eleito três vezes o melhor jogador do mundo, o ídolo maior do Futsal brasileiro, Manoel Tobias, desenvolve projeto em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) para resgatar jovens em situação de risco e transformá-los em atletas. O projeto teve início em 2008 e até hoje atendeu mais de 1.000 crianças e adolescentes.
Atualmente o projeto funciona em cinco núcleos sendo quatro distribuídos nas comunidades de Pirambu, Meireles, Vila União e Farias Brito e um no SESC. Cada núcleo trabalha com, aproximadamente, 150 crianças e adolescentes com faixa etária de 8 a 17 anos. O Núcleo conta com um monitor de futsal oriundo da própria comunidade e profissionais de Educação Física que dão suporte aos “futuros atletas”.
O projeto desenvolve, além da parte técnica do futsal, a consciência de cidadão. Manoel Tobias escreveu uma cartilha educativa com instruções sobre passes e chutes e orientações de uma boa alimentação, dos cuidados com a higiene e das lições de cidadania. Os alunos recebem ainda material para o treinamento: calção, camisa, colete e meião. “O esporte educa, em minha carreira pude aprender a ser uma pessoa disciplinada e educada”, diz Manoel Tobias.








0 comentários:
Postar um comentário