
Loco, Maicosuel e nacionalização do clube: Bota aposta forte no marketing.
Durante a Copa do Mundo, o Botafogo lançou a camisa celeste alvinegra, em homenagem a Loco Abreu. Pouco depois, veio a linha de produtos de Maicosuel, aproveitando a oficialização da contratação do ‘Mago’. Agora, a aposta é em um uniforme especial por conta da convocação de Jefferson para a Seleção. Tudo isso faz parte de um plano da diretoria do Glorioso para capitalizar com o bom momento de seus jogadores. Uma aposta no marketing para trazer retorno financeiro depois do investimento para contratar esses atletas.
- O Botafogo é o time que mais criou ídolos na história do futebol nacional, mas temos como o último nome representativo o Túlio Maravilha. Estamos trabalhando para criar ídolos. Há fatores incontroláveis para isso: empatia com a torcida e os resultados em campo. O fator controlável é o apoio do marketing. Neste momento, temos alguns atletas com potencial para entrar na historia do clube. Herrera, Caio, Maicosuel, Jefferson, Jobson e o Loco Abreu têm uma relação ótima com os alvinegros e podem, dentro desse cenário, trazer recursos para o clube – afirma Marcelo Guimarães, responsável pelo departamente comercial e marketing do Botafogo.
Mas se engana quem pensa que as metas alvinegras estão traçadas apenas para dentro de campo. Fora dele, o clube tem projetos também ambiciosos. O principal objetivo é chegar aos torcedores que vivem fora do Rio de Janeiro.
- O Botafogo tem uma característica que é um clube com uma torcida nacional. Temos uma presença muito grande em Belém, João Pessoa, Brasília, Belo Horizonte... Isso demonstra que precisamos nacionalizar também o marketing – explica Marcelo.
E algumas coisas já começaram a ser feitas. O “Feijão no Fogão”, evento em que jogadores participam de um almoço com torcedores, passou a ser itinerante. Algumas cidades fora do Rio foram palco dessa confraternização que possibilita outras ações de marketing. Produtos licenciados são vendidos nesses locais, assim como assinaturas do projeto sócio-torcedor. Além disso, as cidades se comprometem a criar um núcleo de futebol infantil do clube. Ou seja, o Botafogo busca criar categorias de base em outros lugares do país.
Fonte: Globo Esporte







0 comentários:
Postar um comentário