
Alvinegro perde em casa.
E o Vovô continua sem vencer após a Copa do Mundo. Ontem à noite, pela 12ª rodada do Campeonato do Nordeste, o Ceará foi derrotado pelo América de Natal por 1 a 0 no Castelão.
Com o resultado, o Ceará caiu para o oitavo lugar, com 16 pontos, e viu suas pretensões de classificação no torneio regional ficarem reduzidas. Já o América vem logo abaixo, em nono, com 15 pontos.
A partida, para um público diminuto no Castelão, foi de pouca criatividade por parte das duas equipes.
No primeiro tempo, o América assustou o Ceará logo aos dois minutos, em um cruzamento despretensioso que acertou a trave de Michel Alves. A ousadia do time visitante acabou por aí. O Vovô passou a dominar a partida, procurando espaço na fechada defesa do América.
A estratégia da equipe potiguar forçava o Alvinegro a tocar a bola sem objetividade ou perigo ao gol adversário, já que os meias e atacantes alvinegros não finalizavam a gol.
Aos 13 minutos, o meia Camilo perdeu uma boa chance na pequena área, chutando para fora após passe do atacante Wellington Amorim.
O meia alvinegro Ailton era o jogador que procurava dar velocidade à partida, mas era desarmado não raro com faltas pela defesa do time de Natal. Já o América, liderado pelo meia Reinaldo, atleta dispensado pelo Ceará, não conseguia encaixar os raros contra ataques.
Mesmo nas poucas oportunidades de ataque, o trio defensivo do Vovô cedia espaço para os atacantes do time do Diabo, demonstrando insegurança.
Além da escassez de criatividade, faltava disposição, tanto é que o ritmo do jogo era lento e poucas faltas foram marcadas. Nenhum cartão amarelo foi mostrado pelo árbitro paraibano em todo primeiro tempo.
A melhor chance do Vovô na etapa inicial foi aos 38 minutos, com Wellington Amorim. Após cobrança de escanteio, o atacante cabeceou forte no canto para excelente defesa de Rodolpho.
Ao fim da primeira etapa, o meia Erick Flores, chamou a atenção para a postura defensiva do adversário. "O América joga todo atrás, a marcação está muito forte, quando passamos por um, aparecem dois", disse.
No segundo tempo, o Ceará assustou aos dois minutos, em chute cruzado do ala-direito Andrezinho, que saiu aos 16 minutos para entrada do atacante Clodoaldo, mostrando a insatisfação do técnico Estevam Soares com a fraca produção do ataque. Em seu primeiro lance, o "Baixinho" invadiu a área e exigiu boa defesa de Rodolpho.
Com a alteração de Estevam, o Ceará encurralou o América no campo defensivo, porém, só levou perigo em duas cobranças de faltas. A primeira, aos 24, Júnior Cearense cobrou com violência por cima. Na segunda, a mais perigosa, aos 34, próxima à grande área, Clodoaldo desperdiça chance de ouro, ao cobrar em cima do goleiro.
Quando o jogo se encaminhava para o empate, veio o castigo para o Ceará: aos 47 minutos, Rafael Paraná, acertou um tirambaço em cobrança de falta e deu a vitória ao América/RN.
Fonte: Diário do Nordeste